Romantismo
Características do romantismo em Frei Luís de Sousa
-O culto do eu;
- Liberdade e Nacionalismo;
-A crença no Sebastianismo;
-Mulher-anjo e mulher - demónio;
-Mito do escritor romântico;
-Elevada religiosidade;
-Amor;
-O domínio do sentimento sobre a razão;
-Crenças em agouros.
* Conclusão
Introdução
Este trabalho tem como tema as características do romantismo em Portugal, nele podemos ficar a saber como surgiu o romantismo em Portugal e as suas principais características.
Após esta breve explicação podemos ficar a saber as características românticas que se encontram na obra, o seu significado e também as personagens a que estão relacionadas.
O Romantismo
Na primeira metade do século XIX, nomeadamente a partir de 1825, aquando a publicação do poema dramático Camões de Almeida Garrett, dá-se a introdução e a difusão do romantismo em Portugal. Este movimento estético – literário, no início do século opõe-se ao neoclassicismo do século XVIII, caracterizando-se principalmente pela:
* O culto do eu; * Exaltação do sentimento face ao convencionalismo; * Liberdade; * Gosto pela solidão; * Amor; * Predomínio do sentimento sobre a razão: * Nacionalismo; * Obsessão da morte; * Preferência pela noite; * Crença no progresso; * Gosto pela evasão; * Reinvenção da História; * Libertação da rigidez das normas clássicas; * Valorização da prosa enquanto discurso literário; * Adopção de uma linguagem espontânea e informal.
Características Românticas em Frei Luís de Sousa
O culto do eu
O culto do eu é caracterizado pelo individualismo, a afirmação da personalidade face ao mundo exterior.
Esta característica romântica é apresentada na obra pelas personagens, Manuel de Sousa Coutinho, D. Madalena e D. Maria. * Manuel de Sousa Coutinho, no final do primeiro acto, afirma a sua rebeldia no desafio aos governadores.