Romantismo
O Romantismo foi um período de grandes mudanças, no Brasil, ele se consolidou através das diversas transformações que ocorreram no país na época. Uma dessas transformações foi a independência do país , que fez com que o houvesse uma necessidade de formar sua própria identidade, com suas próprias características, cada vez mais brasileiras. Esse período foi dividido em três gerações, cada uma com suas características particulares. Seja falando de seus amores trágicos, desejos, suas frustrações, tristezas, o desejo de fugir da realidade, ou até mesmo seus olhos voltados para a sociedade. Esse período quebrou os padrões de imitação dos modelos antigos, no romantismo tudo é novo, tudo parte de dentro do autor, a liberdade de expressão é de grande importância.
CONTEXTO HISTÓRICO
Em 1808 foi a chegada de D. João VI e da família real ao Brasil, sendo como a única solução , pois D. João não tinha condições de enfrentar o exército francês e nem impedir que a Inglaterra tomasse medidas de protesto. Também em 1808, em Salvador, o príncipe D. João assinou o decreto da abertura dos portos brasileiros, ao comércio com as nações amigas, o que permitiu uma facilidade na entrada de novas culturas no país. No mesmo ano, foi publicado o primeiro jornal brasileiro, chamado Correio Brasiliense, por Hipólito da Costa em Londres.
Com a corte no Rio de janeiro houve melhorias na cidade, como a construção de escolas, a criação da primeira imprensa oficial do país, chamada Imprensa Régia, também houve a chegada de artistas franceses que ensinavam os brasileiros a desenhar e pintar.
Com a Proclamação da Independência em 1822, foi possível criar uma nova nação diferente de Portugal. Passou a ser divulgada uma nova face do Brasil para o mundo, com textos que falavam das culturas indígenas e a natureza exuberante. Os poetas queriam mostrar uma identidade nacional da literatura, que demonstrasse o amor a pátria e se livrasse das influências portuguesas. O fundador oficial do