ROMANTISMO Prosa
CONTO: uma história curta!
● É também chamado de curta narrativa. Como se fosse um romance em tamanho menor, o conto apresenta um tema central, poucos personagens, tempo e espaço restritos.
● O conto é um flagrante da vida real, uma história curta que tem como núcleo um conflito, um drama, um flash da vida cotidiana!
CRÔNICA pílulas de vida!
● Gênero vindo do meio jornalístico, podemos considerá-la como um texto curto, contendo simples relatos, sem enredo nem trama, em que o autor capta um instantâneo de seu cotidiano e o narra.
● Assim, vai tecendo comentários e suas impressões. “Recolhe da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida”
Nasce o Romance!
ROMANCE: RECRIAÇÃO DA
REALIDADE!
É a narração de um fato imaginário, mas verossímel, que representa quaisquer aspectos da vida social e familiar do homem. É também chamado de longa narrativa, uma vez que apresenta um corte mais amplo da vida com situações e personagens mais densos e complexos.
O Mal- do –século...
Ai, ai, ai....
● O Romantismo nasceu na Alemanha, no final do século XVIII com a publicação de um romance que causou uma onda de suicídios: Os Sofrimentos do Jovem Werter, do alemão Goethe. Os leitores não suportavam o sofrimento e se matavam...
A Morte sempre presente...
● Da Alemanha, o Romantismo começou a viajar indo para a Inglaterra, França até chegar ao Brasil em 1836, com a publicação do livro de poesias “ Suspiros
Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de
Magalhães.
O Contexto histórico...
● A Família Real se instalou no Brasil em
1808 e, com ela, chegaram alguns elementos que contribuíram para o desenvolvimento da nação brasileira:
● Criação do Banco do Brasil, Imprensa
Nacional, 1º Biblioteca e 1ª Universidade.
Nasce o leitor.... A leitora...
● É neste contexto que a leitura começará a se desenvolver. Algumas mulheres já se interessam pela cultura, a burguesia