Romantismo no brasil
O Romantismo, escola literária que se desenvolveu no Brasil durante a primeira metade do século XIX, terá como marca registrada o apelo máximo à emoção, o que faz com que a realidade expressa pelo escritor seja o espelho do seu estado de alma. No Brasil houve vários romancistas, a se destacar José de Alencar que embora tenha se formado em Direito, dedicou-se à literatura e ao teatro com bastante empenho.
Considerado um dos maiores poetas da literatura brasileira, o maior no movimento literário Romantismo, José de Alencar possui uma obra que mostra, a partir de características e tendências, o comprometimento do autor com o projeto nacionalista de formação do país através da fundação de uma literatura propriamente brasileira.
Com seus romances urbanos, Alencar buscou traçar um retrato do Brasil no espaço e elaborou o que ele chamou de “perfil de mulher”, que na verdade era a fotografia do papel da mulher na sociedade daquela época. Ele criou histórias de intrigas, de namoros adolescentes, de honra e principalmente de amor. São pinturas de perfis femininos, retratados de mulheres fantásticas, ao mesmo tempo delicadas e fortes, submissas e sedutoras.
Com o objetivo de fundamentar teoricamente o “perfil de mulher” dos romances urbanos Lucíola, Diva e Senhora de José de Alencar, este trabalho pretende estudar o autor e suas heroínas Lucíola, Amélia e Aurélia.
Para alcançar este objetivo, este trabalho relacionará José de Alencar e o Romantismo brasileiro, fará uma cronologia da vida e obra do autor e uma análise dos perfis de mulheres de seus romances urbanos.
Para a elaboração deste estudo será feito um levantamento das bibliografias e autores com referências sobre o assunto, uma análise dos conteúdos para adequá-los aos livros escolhidos e por fim, o autor redigirá uma síntese sobre o assunto estudado.
1. O ROMANTISMO NO BRASIL
Inspirado nas ideias liberais defendidas pela burguesia, o Romantismo constitui mais que um estilo literário. É,