romantismo em portugual
Civilização
Império Inca se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, da Colômbia ao Chile, o Equador, o Peru as terras altas da Bolívia, o norte da Argentina e do Chile, formam parte de seu território. A capital de seu Império era Cuzco.
Estado Inca, respeitado as antigas funções das comunidades aldeãs chamadas Ayllus, incorporou militarmente outros Estados, impondo uma unidade política, econômico-social e religiosa.
Organização política e social
A estrutura social do Incas era o ayllu ou clã, grupo tribal onde o chefe era o membro mais velho. Cada ayllu escolhia dez homens para o serviço militar, cultivo da terras e trabalho nas minas e na construção de obras públicas. Juntos, os ayllus formavam distritos, que integravam as quatro regiões em que se dividia o império.
A organização social obedecia uma rígida hierarquia. O inca (imperador), venerado pelo povo como filho do Sol, exercia o poder supremo e era o chefe temporal e religioso do povo.
Para preservar a pureza da dinastia, casava-se com a irmã mais velha, embora lhe fosse facultado manter várias concubinas, e o império transmitia-se a um filho legítimo, não necessariamente o primogênito. A aristocracia, composta de membros da família do imperador, ocupava os altos cargos do império e possuía as melhores terras.
Educação
Entre os Incas existia uma elite formada por funcionários, chefes valorosos e mesmo por chefes vencidos que haviam sido integrados ao império. Os filhos das pessoas que compõem essa elite eram educados nas escolas de Cuzco onde aprendiam história, astronomia, agrimensura, respeito a um deus supremo. Também lutavam, corriam, fabricavam armas e sandálias. A educação era severa, compreendendo jejuns e exercícios violentos que poderiam até resultar em morte.
Economia
A economia Inca era acima de tudo agrária e baseada no plantio de batatas e milho. A técnicas era muito básicas, pois eles não conheciam o arado.No entanto, os Incas desenvolveram um sistema de