Romantismo - 3ª geração (poesia)
Romantismo – 3ª Geração
Social/Liberal
Junqueiro – AL, 24 de abril de 2014
Dilziane Anita
Emanuel P. Santos
Jéssica Maria
Maria Leonila
Mayane Lemos
Romantismo – 3ª Geração
Social/Liberal
Trabalho apresentado como requisito
Para aprovação na disciplina de Língua
Portuguesa. Ministrada pela professora Ismaeli Santos na Escola Estadual Padre Aurélio Góis.
Junqueiro – AL, 24 de abril de 2014
Introdução
O presente trabalho é sobre “romantismo da terceira geração”, mais concretamente sobre as críticas sociais aqui relatadas e o ponto de vista do sentimentalismo.
A finalidade deste trabalho é abordar o contexto histórico do romantismo da 3ª geração, as características, os principais autores e suas poesias.
A metodologia utilizada, com o auxílio da bibliografia, foi a dos próprios alunos.
Contexto Histórico
A terceira geração do romantismo tem uma preocupação voltada diretamente para as críticas sociais, a liberdade social. Ela está ligada veementemente para a defesa de causas humanitárias, a denúncia da escravidão (pois nesse período, a sociedade ainda era escravocrata) e o amor erótico(toque). A terceira fase, não só envolve as críticas sociais e os direitos igualitários, como envolve também o sensualismo, ou seja, a mulher agora é tratada de um modo mais corporativo, em outras palavras, o contato humano. Diferente da primeira geração, que tem como objetivo colocar uma identidade no mesmo; diferente da segunda geração, que aborda uma visão pessimista; a terceira geração é voltada para o lado da importância de cada pessoa,