Romanos
ROMANOS
Conhecida também como “a catedral da fé cristã”. (Comentário Bíblico Popular, Introdução à Carta aos Romanos p. 413, citando as palavras de Frédéric Godet).
NOME DA CARTA (Epístola); A carta leva o nome dos seus destinatários, que são o povo de Roma.
AUTOR; APOSTOLO PAULO (Rm 1.1)
DATA; Aprox. 57-58 d.C. – Durante a 3° viagem missionária (2Co 13.1)
LOCAL; Cidade de Corinto.
TEMA PRINCIPAL; Justificação pela fé e salvação gratuita. (Rm 5.1)
ÉPOCA EM QUE A CARTA FOI ESCRITA
Paulo passou os dez anos que vão de 47 a 57 d.C., realizando intensa evangelização dos territórios que margeiam o Mar Egeu. Durante aqueles anos, concentrou-se sucessivamente nas províncias romanas da Galácia, da Macedônia, da Acaia e da Ásia. O Evangelho fora pregado e igrejas tinham sido fundadas ao longo das principais estradas dessas províncias e em suas cidades principais. Paulo recebeu com justa seriedade a responsabilidade que lhe foi dada como apóstolo de Cristo entre os gentios. Bem podia contemplar com grato louvor não (como ele teria dito) o que ele fizera, mas o que Cristo havia feito juntamente com ele. O seu primeiro e grande plano de campanha estava agora realizado. Pôde deixar as igrejas que tinha estabelecido em Icônio, Filipos, Tessalônica, Corinto, Éfeso, e em muitas outras cidades daquelas quatro províncias, aos cuidados dos seus líderes espirituais, ou presbíteros, sob a soberana direção do Espírito Santo. Mas a missão de Paulo não estava de forma alguma terminada.
Durante o inverno de 56-57 d. C., que ele passou em Corinto, na casa de Gaio seu amigo que se convertera, ficou ansioso (com alguma apreensão) para fazer uma visita a Jerusalém no futuro imediato - pois tinha de cuidar da entrega de uma oferta em dinheiro aos presbíteros da igreja de lá, por cuja arrecadação estivera trabalhando alguns anos entre os gentios convertidos pelo seu intermédio. Esperava que essa oferta fortalecesse os laços entre a igreja-mãe, na