Romance
O romantismo no Brasil,coincide com movimentos politicos de independencia,a literatura romantica expressa uma ligaçao com o movimento libertador e um desejo de criar uma patria nova,com uma literatura nacional.
PAINEL DA EPOCA!!
Processo crescente de industrialização Importância da Revolução Francesa Ascensão da burguesia Oposição ao clássico A literatura torna-se mais popular Desenvolvimento de temas nacionais Exaltação da natureza pátria Criação do herói nacional (no Brasil ? o índio) Exaltação do passado histórico: culto a Idade Média Supervalorização das emoções pessoais Egocentrismo Fuga da realidade: álcool, doenças, suicídios, mortes
* NACIONALISMO
Era um sentimento de valorizaçao da patria,os poetas preocupavam-se em contar historias de formaçao de seu povo.Na Europa os autores resgatavam a idade media,chamada medievalismo!!(honra,força.valentia,beleza,pureza,etc.) NO BRASIL N OUVE IDADE MEDIA,ENTAO O INDIO SE TORNOU O SIMBOLO DE TUDO ISSO.
- Culto a natureza: A natureza era como uma religiao,era um lugar sagrado,porem ela variava de acordo com o estado emocional do autor(se estava triste,via tudo triste).
-liberdade de criaçao:Não havia mais obediencia a regras,os autores n se preocupavam com a tecnica ou forma do poema,a emoçao q comandava a arte! (cada autor era dono de sua propria inspiraçao).
-Subjetivismo:A emoçao guiava o pensamento dos artistas,e nao mais a razao. !!!
-individualismo:cada artista valoriza seu proprio sentimento.
-Mal do século:Muitos artistas escreviam poemas tristes que falavam que a morte era o unico jeito de aliviar as dores da vida,pois n gostavam do mundo em que viviam,mtos morreram de tuberculose(mal do seculo)chamado assim pq ainda n havia cura !!
-Evasao(fuga):Os autores encontravam tres