Roma
Os romanos deixaram muitos vestígios para nós, que hoje, podemos estudar e entender um pouco sobre o passado dessa importante região. Falavam o Latim, que está incluso na língua português.
Estudos descobriram que era comum o uso de inscrições, mais conhecidas como “grafites”. Deixaram-nos uma grande quantidade de construções, como suas famosas estradas. Dos romanos herdamos também nossa língua, o português é conhecido como “a ultima flor do Lácio”, ou seja, a ultima língua derivada do Latim. (Lácio, região onde estava Roma).
Existem varias lendas sobre a origem dessa cidade/estado, a mais conhecida Rômulo e Remo, irmãos gêmeos que foram jogados nas águas do rio Tibre, foram criados por uma loba, porem quando cresceram , tiveram um desentendimento e Rômulo acaba matando seu irmão.
Para os Romanos era importante considerar que seu destino estava ligado aos deuses.
Não se conhecem os detalhes da fundação histórica de Roma, mas uma das hipóteses e que Roma teria sido fundada na região do Latium por chefes etruscos que teriam unido numa única comunidade, diferentes povoados de sabinos e latinos.
Tradicionalmente, a história de Roma na antiguidade é dividida em três grandes períodos: MONARQUIA, REPÚBLICA, E IMPÉRIO.
Os romanos estavam socialmente divididos em PATRICIOS, (nobres, chefes das famílias poderosas, proprietários de terras), CLIENTES (que eram servidores ou protegidos dos nobres), e PLEBE (congregando todos os outros habitantes). Nos primeiros tempos da Republica Romana, os patrícios detinham todos os direitos políticos e só eles podiam ter cargos, como os de cônsul e senador.
Por volta de 450 a.C., os plebeus conseguiram as leis segundo as quais “as pessoas que fossem julgadas, fossem registradas por escrito”. E o conjunto de normas finalmente registradas foi chamado de “A