Roma o Império
Roma é a capital da Itália nela reside o que se considera maior autoridade da igreja católica, O Papa. Além destas informações, que são as primeiras que nos veem a memória quando se fala em Roma, não se pode esquecer que a atual Roma é “a continuação de uma Roma muito mais antiga fundada há quase três mil anos” (2011, p.77, FUNARI). O principal diferencial entre a Roma Antiga e a atual consiste principalmente ao se notar que na Antiguidade Roma não era apenas uma cidade, mas um Império e essa grande importância investida a Roma se dá pela facilidade de acesso pelas estradas à cidade. Portanto Roma, além de representar cidade representava Estado.
Como se pode conhecer o mundo romano?
A realidade do mundo romano na Antiguidade pode ser estudada a partir de diversos utensílios, que dizem como os romanos comiam, bebiam. Porém a principal fonte para o conhecimento dos romanos da época é a escrita. O povo romano escrevia tudo, comédias, filosofia, discursos, poesias e histórias. Os escritos romanos foram copilados pela igreja católica na idade média, por conta disso são conhecidos até hoje. Além da outra grande forma de conhecer o mundo romano que é os idiomas que o latim gerou, como: o francês, o italiano, o português etc.
As origens de Roma, lendas e histórias.
Atualmente a história de Roma é divida pelos historiadores em três períodos: monarquia, república e império.
Havia em Roma necessidade de uma história de fundação apoteótica que a interligasse aos deuses, assim teria legitimidade para dizer que eram uma civilização superior as outras.
A lenda mais conhecida sobre a fundação de Roma é a dos irmãos gêmeos Rômulo e Remo que foram jogados ao rio e criados por uma loba. A República romana
Três estagmentos dividiram a sociedade romana:
• Patrícios, a elite aristocrática,
• Clientes, servidores e protegidos dos patrícios,
• A plebe,