Roma Monarca
A monarquia foi dominante até o século VI. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina.
Esse período foi marcado pela invasão de outros povos que durante 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Os romanos derrubaram o rei Tarquínio e fundaram uma republica. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.
Roma Republicana
No inicio da republica, a sociedade romana estava dividida em quatro classes: Patrícios, Plebeus, e Escravos. Durante cerca de 200 anos devido à decadência politica, social e econômica, a plebe entrou em conflito com os patrícios. As conquistas transformaram o exercito romano em imbatível e com essas conquistas, Roma sofreu grandes transformações sociais, econômicas e politicas.
O desemprego aumentou por causa do aproveitamento dos prisioneiros de guerra como escravos, na economia aproveitaram novas atividades que surgiram com as conquistas, como por exemplo, a cobrança de impostos.
Essas transformações foram exploradas pelos grupos que lutavam pelo poder, isso desencadeou lutas politicas, a sociedade dividiu-se em dois partidos, o partido popular e o partido aristocrático, essas lutas causaram a decadência da republica Romana.
Roma Imperialista
Após dominar toda península itálica, os romanos foram conquistar outros territórios. Com um exercito bem preparado e muitos recursos, venceram os cartagineses. Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria a Palestina. Principais imperadores romanos: Augusto, Tibério, Calígula, Nero, Marco Aurélio e Comodus.
Fim do Império Romano
A partir do século III, o Império Romano entrou em declínio, teve inicio do escravismo que abalou seriamente a economia. Além disso, houve disputas pelo poder e as legiões diminuíram. Enfraquecido, o Império foi dividido em dois e a parte ocidental não