Roma Antiga
Roma, atual capital da Itália, é o centro onde surgiu um dos mais extensos impérios durante a antiguidade. Essa cidade foi criada no século VIII a.C. e contou com diferentes influencias culturais e étnicas.
Costumes e cultura
No começo, os romanos levavam uma vida simples, trabalhavam no campo e se alimentavam de sua própia produção. As pessoas mais velhas eram respeitadas e serviam de exemplo para todos.
A religião era baseada no culto aos antepassados e aos deuses. Os deuses romanos eram parecidos com os deuses gregos devido a influencia que a Grécia tinha sobre a Roma. A mitologia romana na época apresentava formas de explicação da realidade que os romanos não conseguiam explicar de forma cientifica.
Os romanos produziram muitas inovações na arquitetura que são utilizadas ainda nos dias de hoje. Para os gregos as principais construções eram os templos, já para os romanos eram os reservatórios de água, os aquedutos, os edifícios públicos, tribunais, circos e mercados.
Cidadania e direito
Para Roma, o estado estava acima de tudo e quem estivesse a serviço publico deveria respeitar os deuses, leal, corajoso, e deveriam ter o caráter guerreiro que era comum entre os romanos.
A vida dos romanos era regulamentada por leis, que podiam dizer respeito aos negócios do estado.
Os principais grupos sociais que se construíram em Roma eram os Patricios, os Clientes, os Plebeus e os Escravos.
Patrícios: Eram grandes proprietários de terras, rebanhos e de escravos. Tinham direitos políticos e podiam desempenhar funções.
Clientes: eram homens livres que prestavam serviços pessoais aos patrícios em troca de auxilio econômico.
Plebeus: Eram homens e mulheres livres que se dedicavam ao comercio, ao artesanato e aos trabalhos agrícolas.
Escravos: Representavam uma propriedade e o senhor tinha o direito de castigá-los, de vendê-los ou de alugar seus serviços. Muitos escravos também eram eventualmente libertados. Curiosidades
Nos