Roma Antiga
A Origem lendária de Roma
Roma segundo a mitologia.
Na época da destruição de Tróia pelos gregos em 1 400 A.C, o troiano Enéias, dito filho de Vênus, refugiou-se na Península Itálica, fundando a cidade de Lavínio. Seu filho, mais tarde, fundou o reino de Alba Longa, que se tornou então centro das atenções de Amúlio, irmão do rei Numitor. Amúlio, tomando o reino ordenou o confinamento da princesa Rea Silvia, condenando-a a castidade e aprisionando o rei Numitor. Percebendo esses acontecimentos, o deus Júpiter libertou e se casou com a princesa, a qual ficou grávida e deu à luz aos gêmeos, Rômulo e Remo.
Rômulo, Remo e Roma.
Amúlio, preocupado com Rômulo e Remo que eram parentes de Numitor, deu ordem para que fossemjogados no rio Tibre. Seu plano não deu certo, pois foram encontrados na margem do rio por uma loba que os amamentou, sendo criados por um casal de pastores. Já adultos, o camponês conta aos dois que eles eram os descendentes do rei Numitor, partiram então para Alba Longa e libertaram Numitor, devolvendo-lhe a coroa. Rômulo e Remo resolveram então fundar uma cidade às margens do rio Tibre, porém durante essa providência, os irmãos se desentenderam e Rômulo mata o irmão Remo.
Após essa ocorrência Rômulo é coroado o primeiro rei de Roma. Precisava então começar a povoar a cidade, durante o povoamento entra em combate com os sabinos e dessa guerra, nasceram os primeiros limites de Roma. Essa é uma das lendas que envolvem o surgimento de Roma, porém existem outras hipóteses da origem.
Para os historiadores, qual seria a finalidade/ objetivo dos romanos criarem uma lenda sobre a formação de Roma?
Os historiadores, hoje, acreditam que esses escritores trabalham lendas existentes na tradição oral para compor um projeto político do primeiro imperador, Otávio Augusto. Sabe- se que o imperador financiava artistas e intelectuais que agradecessem o Estado romano e seu governo. Logo, compor um passado heroico e guerreiro