Roma Antiga
. Roma Antiga (principais povos que formaram Roma, localização geográfica, características da sociedade)
A Roma antiga é uma das civilizações mais poderosas que já existiu, sendo que se tornou um dos maiores impérios do mundo antigo. Sua história é cheia de altos e baixos, mas há muitos aspectos em sua cultura, religião, arte, literatura, direito, entre outros que ainda influenciam e muito o mundo de hoje.
Segundo os historiadores a fundação de Roma é resultado da união de três povos que se instalaram na Península Itálica, os gregos, etruscos e italiotas. Sua economia era baseada na agricultura e criação de animais.
A sociedade era formada pelos nobres proprietários de terras, chamados de patrícios. Havia também o grupo dos clientes, pessoas livres, menos abastadas e sem direito políticos, que buscavam o amparo ou a proteção dos patrícios, de quem eram considerados parentes distantes. Na base da sociedade encontravam- se os plebeus, que não tinham nenhum direito político. Eram pequenos proprietários de terras, quase sempre das piores.
Eles acreditavam em vários deuses, os quais eram muito parecidos com os dos gregos, a não ser pelo nome. Sua arte também sofria influência grega, em suas pinturas de afrescos, murais decorativos e esculturas.
. Roma República (expansionismo territorial, características políticas)
Profundas transformações políticas, administrativas, sociais e econômicas, ocorreram em Roma enquanto república. O período Republicano foi marcado pela grande expansão dos romanos, começando pela Península Itálica.
A expansão romana trouxe algumas alterações na composição da sociedade. Os patrícios continuaram no topo da hierarquia social, uma vez que ainda mantinham grande poder político. Com o resultado da expansão romana, povos conquistados foram transformados em escravos e se tornaram a base da mão de obra do mundo romano. Por isso, os historiadores caracterizam a sociedade romana como escravista.
Com a