Roma Antiga Seminario
O Templo Panteão, Situado em Roma, Itália, também conhecido Panteão de Agripa é o único edifício construído na época greco-romana que atualmente se encontra em perfeito estado de conservação e desde que foi construído que se manteve em uso; primeiro como templo dedicado a todos o s deuses do panteão romano (dai o nome) e no século VII, como templo cristão. O Panteão original foi construído em 27 a.c., durante a República Romana no terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa.
O Panteão de Agripa foi destruído por um incêndio em 80d.c. sendo totalmente reconstruído em 125 durante o reinado do Imperador Adriano, como se pode comprovar pelas datas impressas nos tijolos que fazem parte de sua estrutura. Em 608, o imperador bizantino Flávio Focas Augusto ofereceu ao Papa Bonifácio IV que consagrou em 609 como igreja cristã.
A consagração do edifício como igreja a salvou de vandalismo e destruição deliberada que as antigas construções da Roma Antiga sofreram durante o período medieval. O interior de mármore e as grandes portas de bronze resistiram ao passar do tempo, apesar que tenham sido restauradas mais de uma vez.
Arco do Triunfo
Um Arco do Triunfo é um monumento introduzido pela arquitetura romana originalmente utilizado como um símbolo de vitória em uma determinada batalha por algum imperador específico na história romana e eram celebradas através desta construção.
Nem todos os Arcos do Triunfo da antiguidade sobreviveram, mas durante a idade moderna principalmente com o neoclassicismo, eles foram usados como modelo para a construção de novos monumentos urbanos, em um contexto diferente do original.
Exemplos de arcos clássicos:
Arco de Tito: É um Arco do Triunfo erguido em comemoração à conquista de Jerusalém pelo Imperador Tito Flávio que comandou a legião romana que ocuparam a capital da Judéia em 67 d.c.
Arco de Sétimo Severo: Foi dedicado em 203 d.c. pelo senado romano ao Imperador Severo e aos seus dois filhos Caracala e Geta para