rogogo
766 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃO À MECÂNICA DOS FLUIDOSDocente: Maxwell Ferreira Lobato e-mail: wellobato@hotmail.com
Mecânica dos fluidos é a ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento. Hidrostática – Fluidos em repouso
Hidrodinâmica – Fluidos em movimento
◦ Hidráulica – Água em tubulações
Fluidos - Substâncias que não têm forma própria e que, se estiver em repouso, não resiste a tensões de cisalhamento. Eles possuem a habilidade de tomar a forma de seus recipientes.
Líquidos
◦ Admitem superfície livre
◦ São incompressíveis
◦ Não se dilatam
Gases
◦ Não admitem superfície livre
◦ Compressíveis
◦ Dilatáveis
Formulou as leis do empuxo e aplicou a corpos flutuantes e submersos deduzindo uma forma de cálculo diferencial como parte da análise.
Postulou as leis do movimento e a lei da viscosidade dos fluidos lineares, hoje chamados fluidos newtonianos
Euler desenvolveu as equações diferenciais do movimento e também sua forma integral, hoje chamada de equação de Bernoulli D’Alembert
Desenvolverem um conjunto de equações que descreveriam o movimento das substâncias fluidas tais como líquidos e gases. Estas equações estabelecem que mudanças no momento e aceleração de uma partícula fluída são simplesmente o produto
(resultado) das mudanças na pressão e forças viscosas dissipativas (similar a fricção) atuando dentro do fluido. A experiência de Reynolds (1883) demonstrou a existência de dois tipos de escoamentos, o escoamento laminar e o escoamento turbulento. O experimento teve como objetivo a visualização do padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro, com o auxílio de um fluido colorido (corante).
Considere o escoamento (sem atrito) de um fluido ideal sobre uma superfície sólida não porosa, mostrado na figura abaixo:
Para um fluido real, temos uma outra condição de escoamento, conforme figura:
Condição de