Rogerroger
895 palavras
4 páginas
SEPARAÇÃO DE MISTURASEXPERIMENTO I
1 – Objetivos Estudar separação de misturas. Identificar as fases das substâncias. Verificar possíveis mudanças de fase durante o processo. Verificar a solubilidade das substâncias. Utilizar diferentes métodos para separação de substâncias.
2 – Materiais utilizados em laboratório tripé; Tela de amianto; Bico de bunsen; 03 Béqueres de 100 ml; 01 Béquer de 50 ml; 01 Funil; Garras; Suporte universal; 01 Bastão de vidro (baqueta); 02 folhas de papel filtro; Imã; Luvas; Gelo.
4 - Substâncias e reagentes Areia lavada~ 10 g Limalha de ferro~ 10 g Cloreto de sódio (Na Cl) 05 g Dicromato de potássio (K2 Cr2 O7) 07 g Água destilada (H2 O) 30 ml
5 – Procedimentos
Com a mistura: areia lavada, limalha de ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio em um béquer de 100ml, notou-se uma mistura heterogênea de três fases. Nesta mistura foi adicionado 20 ml de água. Após alguns minutos, aquecido até quase o ponto ebulição, foi verificado que a mistura passou a apresentar três fases distintas apresentando areia, mais densa, depositada ao fundo do béquer, o cloreto de sódio e o dicromato de potássio dissolvidos em água, agora apresentando cor amarelada e limalha de ferro na fase superior.
Foi colocado 10 ml de água no béquer de 50 ml e aquecido ao lado do béquer com a mistura, enquanto isso foi preparado o filtro de papel sobre o funil.
Colocou-se a mistura do béquer no funil com a ajuda do papel toalha para as misturas serem filtradas, mas com a dificuldade em segurar o béquer, houve demora na colocação da mistura no filtro e parte da mistura precipitou na parte tubular do funil. Em seguida foi passado os 10 ml de água quente do outro béquer sobre o resíduo sólido que ficou no papel de filtro.
6 – Resíduo
Ficou retido no papel do filtro as substâncias insolúveis (areia e limalha de ferro), passando assim pelo filtro a mistura líquida