Roger e francis bacon
Francis Bacon foi um importante filósofo inglês do sec. XVI e XVII. Foi também político, estadista e ensaísta. É considerado um dos fundadores da Ciência Moderna.
Nasceu na cidade de Londres em 22 de janeiro de 1561 e nela mesmo faleceu em 9 de abril de 1626.
Foi eleito para a Câmara dos Comuns Inglesa em 1584. Durante o reinado de Jaime I, atuou como procurador geral, fiscal geral, guarda do selo e grande chanceler.
É considerado um dos fundadores do método indutivo por ter formulado os fundamentos dos métodos de analise e pesquisa da ciência moderna. Para ele a verdadeira ciência é a ciência das causas e seu método é conhecido como racionalista experimental. Afirma que “ O empírico se assemelham a formiga, pois se preocupa em acumular e depois comer sua comida. O dogmático é como a aranha que tece sua teia com material extraído de si mesmo, da sua própria substancia. A abelha faz o melhor caminho, pois tira a matéria das flores do campo e então por uma arte própria, trabalha e digere essa matéria”.
Como filosofo foi muito importante na defesa do uso do método cientifico (empirismo). Defendia que a obtenção dos fatos verdadeiros se dava através da observação e experimentação (regulada pelo raciocínio lógico).
Propôs a classificação das ciências em três grupos: Ciência da Imaginação (poesia), Ciência da Memória (historia) e Ciência da Razão (filosofia).
Suas principais obras foram: * Novum organum * Instauratio magna * Elementos das leis comuns da Inglaterra * Casos de traição * Ensaios
Roger Bacon
Roger Bacon nasceu em Somerset, Inglaterra por volta de 1120. Estudou geometria, aritimetica, musica e astronomia em Oxford e Montpelier e foi professor de Filosofia na Universidade de Paris entre 1241 e 1247.
Foi bastante influenciado pelo teólogo e filósofo franciscano Robert Grosseteste, com quem desenvolveu diversos estudos no campo da óptica, em Oxford. Em 1257 tornou-se monge da Ordem de São Francisco de Assis. A