Rodriga05
6766 palavras
28 páginas
Uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha1ª Edição: dezembro/2013
Capa e Diagramação:
Junio Amaro
Apresentação
A oração é uma das questões que mais produz paradoxos na vida do cristão. Ela é, ao mesmo tempo, simples e complexa, abstrata e concreta, escura e clara, verdadeira ou falsa, sim e não (com variações no “espera”). Ao contrário de outros temas bíblicos, a oração é assunto que poucos entendem a fundo – se podemos crer nesses que dizem que entendem. Muito se tem escrito a respeito, mas pouco se tem vivido de fato na Igreja que, nos últimos tempos, preferiu se dedicar mais à sala de visitas do que ao quartinho de oração.
5
Neste livro, reencontramos o pregador Gustavo Bessa exortativo, com seus costumeiros lampejos de memória privilegiada, citando e analisando a prática da oração na vida dos grandes evangelistas do passado, cujas Histórias completas conhece e pode comparar com a oração que realizaram. A serviço do tema “oração”, o autor revela sinceros paradoxos desses homens que nos elucidam a questão e parecem ter sido extraídos da experiência atual de cada um de nós. Ele escreve: “A constante comunhão com o Senhor trouxe ao coração de (David) Brainerd um misto de satisfação e insatisfação. De um lado, ele era satisfeito pelo privilégio de poder vivenciar um profundo relacionamento com Deus. Por outro, ele era insatisfeito pela sua própria condição imperfeita. Ele reconhecia o quanto ainda o seu coração era inclinado para o pecado e o quão profundamente precisava ser transformado pela ação sobrenatural de Deus.”
Na sequência, em busca do equilíbrio, o autor viaja nas cartas paulinas e encontra respostas claras aos paradoxos, produzindo reflexões que tornam este livro um texto que vai além dos triviais, que temos lido a respeito do tema.
6
A conclusão surpreenderá sua expectativa, pois aponta uma verdade absolutamente incontestável: um avivamento coletivo só acontecerá depois de haver um avivamento individual,