rodovias e ferrovias
A Região Nordeste possui 430.655,6 quilômetros de estradas, dos quais 41.763 quilômetros são pavimentados. Mais 2.271,3 quilômetros estão sendo pavimentados. As rodovias com pista dupla compõem 390,7 quilômetros e outros 103,9 passam por obras de duplicação. Entre 1991 e 1997, o transporte rodoviário teve um incremento de 20,6%.
As linhas ferroviárias do Nordeste atingem 6.358 quilômetros de extensão. A malha ferroviária da Região foi privatizada, cabendo à Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) a concessão deste serviço nos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. A Ferrovia Centro-Atlântico (FCA) detém a concessão do transporte ferroviário nos Estados da Bahia e Sergipe. A população de seis capitais nordestinas, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, conta com serviços de trens urbanos.
Aéreo
O Nordeste possui atualmente 15 aeroportos comerciais, com capacidade para atender aeronaves de porte médio e grande. Os de Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Natal (RN) têm padrão internacional. A Infraero e os governos estaduais estão promovendo reformas e ampliação em diversas estações de passageiros para atender à crescente demanda turística e de negócios na Região. Em 1998 o número de passageiros que desembarcaram de voos nacionais e internacionais superou a casa de quatro milhões, já o volume de cargas movimentadas nos aeroportos chegou a 145,8 mil toneladas.
Marítimo e Hidroviário
Banhada pelo Oceano Atlântico em todo seu litoral, a Região Nordeste tem uma costa marítima com 3.347 quilômetros de extensão. As capitais possuem bons complexos portuários, destacando-se o Porto de Suave, em Pernambuco e o de It aqui, no Maranhão. Com excelentes condições de atracação e localização, ambos têm capacidade de receber navios de grande porte.
Existem diversos terminais especializados, como o de Ponta da Madeira, no Maranhão, onde