RODADAS DA OMC
Na Conferência de Singapura foram debatidos alguns temas, como, por exemplo:
Comércio, investimento, competitividade, transparência nas aquisições nas compras governamentais e incentivo ao comércio.
Nessa conferencia também houve a tentativa de padronização trabalhista por parte dos EUA e da Noruega, sendo descartada pelos países em desenvolvimento que optaram por uma declaração subordinada a OIT ( Organização Internacional do Trabalho).
Nessa conferência houve também a imersão de países em desenvolvimento no âmbito da OMC, o que facilitaria o comércio internacional e o desenvolvimento dos países recém ingressos.
Por fim, nela foi acordado um programa de trabalho que incluía na agenda da OMC discussões futuras sobre temas como: agricultura, serviços e TRIPS, antidumping, regras de origem, salvaguarda, subsídios, TRIMS, têxteis.
Genebra
Nessa conferência houve a comemoração dos 50 anos de existência do GATT, nela deu-se continuidade ao que foi acordado em Singapura e foram renovados os compromissos de alcançar a liberalização do fluxo do comércio de bens e serviços, pois nessa época o contexto internacional era de crise, então a liberalização era supostamente a saída para a crise.
Na conferência foi também renovado o compromisso de garantir que os benefícios do sistema multilateral fossem mais divididos entre os membros. Os países continuaram com a estimulação das condições de acesso ao mercado dos produtos oriundos de países em desenvolvimento. . Foi estabelecido em Genebra que sob a direção do Conselho Geral seria estabelecido um processo de inspeção para assegurar a implementação dos acordos e compromissos firmados na OMC.
A conferência de Genebra culminou na declaração sobre o comércio eletrônico global e na não tarifação do comércio eletrônico, Genebra estabelece o E-commerce que favoreceu os países desenvolvidos, sendo esse seu maior legado.
.
Conferência de Seattle
Nessa conferência houve um fracasso no que concerne a