Rodada de doha
Disciplina: Economia Política
Introdução
RODADA DE DOHA
Rodada Doha é como ficou conhecida a reunião de países desenvolvidos e em desenvolvimento em torno de suas mútuas exportações e importações. Tem o nome de Doha porque aconteceu em 2001 em Doha, capital do Catar.
De um lado temos países ricos que querem abertura dos mercados nos países pobres para seus produtos industrializados enquanto de outro temos os países em desenvolvimento, com o Brasil como seu lider mais expressivo por sua produção agrícola e pioneiro no modelo viável do biocombustível.
Pontos-Chaves
Composição e objetivos
No bloco dos paises em desenvolvimento temos o Brasil,India, a China e, praticamente todos os paises em desenvovimento, remediados e pobres que já não são tão fracos como antigamente,por outro lado temos os USA, Bloco Europeu e Japão, já não são tão fortes como outrora.
Um dos objetivos almejados pelos paises em desenvolvimento é que os países ricos parem de ajudar tanto seus agricultores incompetentes e liberem as importações de produtos agrícolas dos países pobres,entretanto,no ambito político, os países ricos não podem deixar de ajudar seus agricultores, por questões sociais locais e de votos.Outro objetivo desejado é que os países pobres abram suas fronteiras para produtos industrializados importados.
Abertas, em ambos os casos, essas fronteiras até que são. O que acontece é que são produtos sobretaxadas e isso inviabiliza os negócios, pois ficam muito caras.
Desenvolvimento
O principal problema da Rodada Doha, ou seja, do comércio mundial, é a preocupação de cada país nos efeitos de uma política liberalizante que supostamente trariam desemprego em países que não estão aptos a concorrer de forma igual.
Se as nações em desenvolvimento como Brasil e Índia querem que a UE (União Europeia) e os EUA (Estados Unidos da América)