rococó e barroco
METODOLOGIA DA PESQUISA
Laryssa F Matrícula: 6960 Rio de janeiro 2013
O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO
As transformações ocorridas na estrutura produtiva do país nas ultimas décadas levaram a um redirecionamento do perfil demográfico brasileiro. A modernização alterou, direta e indiretamente, a dinâmica populacional, reduzindo a taxa de natalidade e de mortalidade infantil. Assim o país atravessa o chamado período de transição demográfica, a diminuição da parcela de jovens e o aumento da porcentagem da população idosa.
Tais alterações fizeram distribuir a população por todo o território brasileiro. A indústria alterou a proporção entre a população rural e urbana, e o processo de modernização do campo expulsou pessoas para a cidade. Essas transformações econômicas vinculadas a globalização da economia, mudou o próprio perfil da estrutura urbana, impondo mudanças no modo de vida das pessoas.
Crescimento Urbano: Crescimento natural da população das cidades.
Urbanização: Transferência das populações das zonas rurais em direção às cidades (êxodo rural). Esta só ocorre quando a população da cidade ultrapassa o campo.
A partir de1970, a maior parte da população brasileira já era urbana, o que refletiu a modernização econômica e o grande desenvolvimento industrial, graças a entrada de capital estrangeiro (necessidade de um mercado consumidor, infra-estrutura, mão-de-obra especializada)
Característica dessa industrialização
Gerou emprego para os especialistas, expandiu a classe média,