rockell89765
2108 palavras
9 páginas
Relatório Sobre Ensaios de Dureza Brinell e Vickers - MCM lNome: Ricardo de Souza Soares Matrícula: 09103303
Objetivo: Este ensaio é feito com o intuito de demonstrar as particularidades de cada método, aplicado na determinação das durezas Brinell e Vickers, que são referências de valores para se estabelecer a resistência mecânica dos materiais, e garantir seus usos e empregabilidades.
Introdução teórica: Dureza é a propriedade de um material sólido que expressa sua resistência a deformações permanentes e está relacionada com a força de ligação dos átomos, podendo ser avaliada apartir da capacidade de um material riscar o outro, como no método de Mohs onde os materiais estão em ordem crescente do mais macio (talco) que é riscado por todos, ao mais rígido (diamante) que risca a todos e não é riscado por nenhum antecedente.
Outra maneira de avaliar a dureza é verificar a capacidade de um material penetrar o outro utilizando o método de ensaio por penetração dentre os quais se apresentam os ensaios Brinell e Vickers.
Método Brinell: Utilizado principalmente para a avaliação de dureza em metais ferrosos, foi proposto em 1900, pelo engenheiro sueco Johan A. Brinell, tornando se o primeiro ensaio de dureza normalizado e amplamente utilizado na metalurgia. O método consiste em um penetrador esférico de aço com 10 mm de diâmetro, ao qual, aplica-se uma carga de 3000kgf, que é mantida constante por um tempo de 30 segundos. O número de dureza Brinell é obtido através das relações que envolvem a carga aplicada e o diâmetro de impressão resultante, relações estas descritas á seguir:
Dados: Q (carga aplicada em kgf.); D (diâmetro da esfera em mm); d (diâmetro da calota de impressão em mm); p (profundidade de impressão em mm). Onde os valores normalizados para as variáveis apresentadas se encontram nas normas NBR-6394 e ASTM-E10.
Dureza