Rock Britânico
De
Biologia
Tema: A origem e evolução do Rock Britânico
Nome: Camila Barreto Cabral Nº 06 3° B
Origem e evolução do Rock Britânico
Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".
Nos anos 50, Londres era uma cidade tranquila, repleta de ônibus de dois andares, cabines de telefone vermelhas e parques verdes e espaçosos, que ficavam lotados nos raros dias de sol. Praticamente não havia atividade depois do expediente e os pubs fechavam cedo, assim como o comércio e o metrô. Nem mesmo um cenário pacato e pouco excitante como esse ficou imune à explosão mundial do rock exportada pelos Estados Unidos na década passada. Os garotos ingleses consumiam avidamente Elvis Presley, Buddy Holly & The Crickets, Little Richard, Chuck Berry e outros tantos. Não demorou muito para que os talentos locais despontassem. Tommy Steele, Cliff Richard & The Shadows, Marty Wilde, Adam Faith e Billy Fury foram verdadeiros pioneiros e seu sucesso criou um mercado relativamente forte para o rock nacional.
O rock feito na Inglaterra somente conquistou respeito mundial após o surgimento dos Beatles. Todavia, muito antes do quarteto de Liverpool ser formado, já havia algumas bandas tocando em Londres e arredores. Entre 1954 e 1963, quando finalmente "Please, Please Me" chegou a No.1 nas paradas britânicas, existe uma rica história de pessoas e lugares que de uma forma ou outra influenciaram e ajudaram a moldar o rock inglês como nós o conhecemos.