rochelli costi

3716 palavras 15 páginas
Eloiza Silva
Suellen estanislau

Rochelle Costi

Londrina
2014

Introdução
Rochelle Costi é uma artista nascida em Caxias do Sul em 1961, formada em comunicação social pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Passa interessar-se por arte de forma livre e autônoma em 1982. Teve formação em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda pela PUC – RS, mas sabia que não seguiria carreira na área.
Sempre se interessou por fotografia, mas o curso não permitiu que aprofundasse na área. Foi para Minas Gerais onde estudou na Escola Guignard, fez desenhos de criação, técnicas de audiovisual e cursos sobre processos alternativos na fotografia.
Nesse período, começa a trabalhar com a questão da memória, associando fotos a objetos, usando suportes inusitados como cinzeiros e tampas de malas. Fazia as coisas com muita liberdade, sem questionar se era arte ou não e o que as pessoas iriam achar.
Quando volta para Porto Alegre, ela diz que passou por um “surto criativo” onde alugou uma quitinete que foi sendo invadida por instalações, originando a exposição Vivendo Retrato. Foi um happening que aconteceu no saguão de um hotel que havia sido desativado e pouca coisa funcionava no local.
No inicio seus trabalhos tem caráter cenográfico, montagem, assemblage de materiais e imagens que conferem a eles certa teatralidade. Ela faz uso de recursos que a atraí, onde mistura a fotografia com tudo que gosta, demonstrando um interesse pelos espaços e hábitos íntimo das pessoas, bem como a criação de ambientes.
A artista se dedica a fotografia de expressão pessoal, vídeos e instalação. Usa a fotografia em seu trabalho como forma de colecionar, geralmente organizado em séries, algumas vezes seus trabalhos são montados em instalações onde Rochelle organiza as fotos em dimensões variadas contrastando-as, jogando com pontos de vista que causam desconforto e estranhamento.
Ela lida com o comum e com o residual, possibilitando uma visão

Relacionados

  • A potencialização da fotografia
    4693 palavras | 19 páginas
  • oab resultado
    76859 palavras | 308 páginas
  • Resultado OAB
    101762 palavras | 408 páginas