Rochaverá corporate towers
Localizado na Avenida das Nações Unidas, ao lado dos shoppings Morumbi e Market Place, o Rochaverá construído pela empresa Tishman Speyer.
O complexo arquitetônico tem 4 torres, com mais de 228 mil m² de área construída, e mais de 3.400 vagas de estacionamento.
Cada um dos seus pavimentos foi concebido para permitir os mais diferentes layouts e acompanhar o crescimento das empresas, que contarão com a flexibilidade de negociar seus espaços com um único proprietário.
O complexo de torres empresariais atende a quatro critérios: redução do consumo de energia e dos custos operacionais e de manutenção; diminuição do uso de recursos ambientais não renováveis; melhora da qualidade do ar interno do edifício; melhora da qualidade de vida e da saúde dos usuários, otimizando a qualidade do ambiente construído.
Referência em construção sustentável no país, as duas primeiras torres do Rochaverá acabam de ser certificadas pelo GBC – Green Building Council - com o LEED na categoria ‘Gold’. A construção está a cargo da Método Engenharia e o projeto de sustentabilidade é de responsabilidade do Grupo SustentaX.
As fachadas inclinadas dão identidade aos edifícios, que têm 17 pavimentos e 58 mil m2 de área locável. Com 11 elevadores cada um – sendo oito sociais, distribuídos em zona baixa e alta, um de serviço e outros dois que darão acesso às garagens – os edifícios têm andares tipo com pé-direito de 2,8 m e um vão livre entre 11,5 m, e mais de 20 m em torno de um núcleo de serviços, proporcionando áreas totais de 1,6 mil m2 a 2 mil m2.
As soluções empregadas para uso e conservação da água resultaram em redução de 50% de consumo.
Ele elenca as várias tecnologias empregadas que colaboram para a eficiência energéticas dos prédios, a começar pela automação de toda iluminação. Nas áreas próximas das fachadas de cortina de vidro, a iluminação dos escritórios pode ser reduzida ou desligada para aproveitar a luz solar. Isto é feito