Rochas
A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existem uma infinidade de tipos de rochas.
Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. 3% da superfície dos continentes. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos. Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares (PENA, RODOLFO).
Segundo TEIXEIRA et al. (2009), estes três grupos de rochas são caracterizados de acordo com os processos envolvidos em sua respectiva formação. Vale lembrar que as rochas magmáticas e metamórficas são frequentemente designadas genericamente por rochas endógenas, enquanto as rochas sedimentares por rochas exógenas. Os três grupos de rochas se inter-relacionam no ciclo petrológico ou ciclo das rochas.
A distribuição dos tipos de rochas na crosta continental indica que 95% do seu volume total correspondem as rochas ígneas e metamórficas e somente 5% a rochas sedimentares. Todavia, ao considerar a distribuição destas rochas em área rochosa superficial nos continentes e assoalhos oceânicos, os números mudam para 75% de rochas sedimentares e apenas 25% de rochas cristalinas. Ou seja, as rochas sedimentares constituem-se em uma delgada lâmina que recobre as rochas ígneas e metamórficas como cita TEIXEIRA et al. (2009).
O objetivo deste trabalho é classificar as seguintes rochas: Basalto, Granito, Diabásio, Gabro, Riolito, Sienito, Argilito, Folhelho, Siltito, Arenito, Calcário, Tilito, Laterita, Mármore, Gnaisse, Xisto, Filito, Quartizito de acordo com suas características de formação.
REVISÃO DE LITERATURARochas ígneas ou magmáticas
Rochas