ROCHAS
Extrusivas – que se resfriam acima da superfície
Intrusivas – que se resfriam abaixo da superficie
8. Dois fatores são essenciais para que aconteça o metamorfismo, transformações mineralógicas e texturais em uma rocha pré-existente. De acordo com o que foi visto em sala de aula, são eles: (0,5)
a) Pressão e Temperatura
b) Temperatura e deposição
c) Pressão e tempo
d) Tempo e temperatura
9. Sobre rochas metamórficas, cite os dois tipos de metamorfismos existentes e explique como cada um acontece. (1,5) Metamorfismo de extensão local- É representado essencialmente pelo metamorfismo de contato. É resultado apenas da ação da temperatura, através do calor cedido por intrusão magmática que corta uma sequência de rochas sedimentares encaixantes, metamórficas ou magmáticas. Através destes cortes e do constante contato entre as superfícies teremos como resultado o fenômeno metamórfico. Metamorfismo de extensão regional- Ocorre em grandes extensões bem como em grandes profundidades na crosta. Suas transformações estão relacionadas à ação combinada da temperatura, pressão litosférica e pressão dirigida associada a movimentos tectônicos. As rochas são fortemente dobradas e falhadas, sofrem recristalização, apresentando estrutura foliada.
10. Durante esse módulo da disciplina, podemos ver os principais tipos de rochas. Enumere corretamente os espaços vazios de acordo com a classificação geológica correta desses grupos de rocha. (1,0)
(1) Rochas sedimentares ( 2 ) Basalto, granito e piroclastos
(2) Rochas ígneas e vulcânicas ( 1 ) Arenito, argilito e sais
(3) Rochas metamórficas ( 3 ) Mármore, xisto e milonito