rochas e minerais
No momento atual o rio se resume a um filete de água irrigando um lamaçal onde antes era o açude. Trata-se de um riacho e de um manancial de água doce ameaçados a desaparecer por falta de proteção da sua vegetação ciliar somando à escassez de chuva nos últimos tempos.
É extremamente preocupante a situação da Barragem da Pedra nesse momento em que o município de Caetité atravessa uma situação difícil provocada por um grave déficit hídrico. A demanda pela água no município aumentou consideravelmente com a sua expansão da cidade e conseqüentemente com a elevação do seu contingente populacional. Isso ocorreu principalmente devido à implantação de duas grandes empresas na região: a Bahia Mineração e a Renova - empresa responsável pela instalação de um complexo parque gerador de energia eólica em Caetité e outros doze municípios.
De acordo com as explicações do professor Uildo, a longo prazo o problema seria solucionado com o reflorestamento que protegeria as águas do reservatório evitando a evaporação imediata e a proteção da nascente do Rio de Antas. Seria necessário também, resolver o problema do assoreamento da Barragem da Pedra, realizando um rebaixamento ou seja