Rochas Sedimentares
UFRRJ - Colégio Técnico
Aluna: Raquel Machado Jóia
Números: 29
Curso: Agroecologia
Turma: 14
Rochas Sedimentares
Ao longo de milhões de anos, as partículas de rochas e solos erodidos, transportadas pelo vento e pelas águas, foram depositadas em depressões, formando grandes depósitos nas rochas, e tais rochas foram chamadas de rochas sedimentares.
Conforme os sedimentos se acumulam, eles vão sofrendo cada vez mais pressão, se solidificando, e os fluidos originais acabam sendo "expulsos". Parte dessas rochas é formada a partir da compactação e/ou cimentação de fragmentos produzidos pelo intemperismo (decomposição da rocha).
Formadas à superfície da crosta. Ocupam vastas extensões, porém com pequena espessura. Podem apresentar-se estratificadas, ou seja, em camadas com idade e composição diferentes.
Processos de formação das rochas sedimentares:
Intemperismo
É o conjunto de processos que ocasionam a desintegração e a decomposição das rochas e dos minerais graças à ação de agentes atmosféricos e biológicos.
Intemperismo químico
No tipo de intemperismo químico, destaca-se ação da água da chuva carregada de outros elementos atmosféricos.
Intemperismo físico
O intemperismo físico é observado em quaisquer ambientes, embora seja grandemente favorecido em ambientes onde ocorrem fortes variações de temperatura, de clima seco ou com pouca ou nenhuma vegetação, ou seja, e ambientes áridos ou semi-áridos.
Intemperismo físico-mecânico
No tipo de intemperismo físico ou mecânico destaca-se a ação das variações de temperatura na superfície terrestre o que ocasiona dilatações e contrações nas rochas que se fraturam, favorecendo a degradação por outros agentes também.
Intemperismo físico-termal
São processos de desagregação mecânica devido a variação de temperatura nos corpos rochosos. Todos os corpos se expandem quando aquecidos e se contraem quando resfriados.
Intemperismo Biológico
Neste tipo os