Rochas Sedimentares Classifica O E Arquivos Da Hist Ria Da Terra K
A observação de rocha sedimentares, em Vermillion (Arizona, USA) permitiu identificar estruturas de deposição semelhantes às encontradas nas dunas actuais formadas pelo vento. As partículas detríticas são formadas por grãos muito arredondados, típicos das partículas transportadas pelo vento.
•
Os perfis estratigráficos presentes em Vermillion, além dos registos de dunas formadas pelo vento, também incluem siltitos datados de há 190 milhões de anos. Os depósitos encontram-se cimentados por carbonatos que se infiltraram e precipitaram. A variação da cor de alguns estratos é consequência do processo de meteorização das rochas sedimentares quando expostas aos agentes de meteorização. A cor avermelhada clara em alguns estratos é consequência da presença de óxido de ferro. Enquanto as outras cores se devem à existência de outros minerais que preenchem os poros de areis de composição granítica.
•
O estudo destas rochas permite reconstituir o passado da Terra, principalmente ao nível da caracterização dos paleoambientes.
Existem várias classificações para as rochas sedimentares, baseadas em diversos critérios, que reflectem a elevada complexidade e inter-relação de todos os processos sedimentares.
A classificação das rochas sedimentares dificilmente reflecte a complexidade dos processos pois cria divisões rígidas e artificiais que não existem na Natureza.
A classificação das rochas detríticas em função da sua granulometria permite distingui-las de acordo com a velocidade do agente transportador. Os balastros apenas podem ser transportados quando as correntes são fortes enquanto que os sedimentos mais finos tendem a ser transportados para distâncias maiores.
Dentro de cada grupo, pode-se dividir os sedimentos de acordo com a sua minerologia e composição. Ex. arenitos quartzosos compostos essencialmente por quartzo e arenitos compostos por fedspatos ou minerais carbonatados.
Os depósitos de balastros designam-se por cascalheiras. Estes depósitos
formam-se