Rochas magmaticas
Em oposição às rochas sedimentares que se formam à superfície, temos as rochas magmáticas e metamórficas, que se formam no interior da crusta terrestre.
Rochas Magmáticas
As rochas magmáticas resultam da solidificação do magma (material rochoso que se encontra total ou parcialmente fundido, em locais profundos da Terra, no qual tem gases dissolvidos).
Estas rochas podem ser classificadas de:
- Vulcânicas ou extrusivas: se o magma solidifica à superfície, desta forma, a solidificação é brusca e repentina; Ex: Basalto
- Plutónicas ou intrusivas: se o magma solidifica no interior da crusta terrestre, desta forma, a solidificação dá-se lentamente; Ex: Granito
Porquê que o granito e o basalto, sendo duas rochas magmáticas, têm aspetos mineralógicos tão diferentes?
R: Este fenómeno deve ao facto de o granito ser uma rocha magmática plutónica, ou seja, o arrefecimento do magma dá-se de forma lenta e gradual, dando tempo aos minerais de se formarem, e se tornarem visíveis. No caso do basalto, como é uma rocha magmática vulcânica, o magma solidifica muito bruscamente e não dá tempo aos minerais de se formarem.
Rochas Metamórficas
As rochas que se encontram à superfície e que sofrem um afundamento, são expostas a condições de pressão e temperatura elevadas, experimentando alterações na sua composição mineralógica.
Estas alterações dão-se no estado sólido. Este processo chama-se metamorfização. Os minerais que se formam apresentam orientação e posições diferentes (disposição dos minerais) – domínio do metamorfismo.
Fatores de Metemorfização:
- Pressão;
- Temperatura;
- Tempo;
- Fluidos de circulação;
Os tipos de metamorfismo:
- Metamorfismo regional: ocorre em regiões em que as rochas ficam sujeitas a pressões e a temperaturas muito elevadas, como acontece nas zonas de subducção; - Metamorfismo de contacto: Quando um intrusão magmática se