rocha sedimentar
As rochas sedimentares estão presentes em grande parte do continente, isso porque existe vários ambientes sedimentares que são influenciados pela ação do vento, clima das regiões. É importante lembrar que o processo de formação de uma rocha sedimentar leva muitos anos, isso porque elas precisam passar por todo um processo de transformação, que são influenciados pela natureza, para que a rocha fique pronta.
As rochas sedimentares são importantes tanto para os estudos geológicos tanto para a economia do planeta. Isso porque os geólogos as utilizam para descobrir alguns feitos históricos da terra, pois estas são grandes depósitos de restos de fósseis. Para a economia são importantes, pois nelas podem ser encontrados petróleo e gás natural que são importantes geradores de lucros para a economia do mundo.
1.1 Origem das rochas sedimentares A formação das rochas sedimentares ocorre sobre a influência de agentes externos da natureza, onde há uma decomposição através do intemperismo nas rochas antigas existes que as transformam em sedimentos.
De acordo com Popp (2010) durante o ciclo de transformação das rochas, ocorre um conjunto de fenômenos sob a influência dos agentes externos que constituem o ciclo exógeno de transformações no qual se formam as rochas sedimentares.
Para que haja a formação das rochas sedimentares, estas precisam passar por uma serie de transformações no ambiente que estão inseridas, uma vez que são originadas da decomposição de organismos mortos, ou sofrem a influencia da erosão para sua formação.
Segundo Zeferino e Martins (2010, p. 37):
As rochas sedimentares resultam do transporte, acumulação e consolidação dos sedimentos,provenientes quer da erosão de rochas preexistentes, quer da precipitação química de substâncias, quer ainda de material correspondente a conchas, esqueletos, espículas de organismos mortos.
Estas rochas constituem uma fina película na crusta terrestre, cuja espessura raramente ultrapassa os 2