Robótica x Desemprego
DEPARTAMENTO DE ENGENHRIA E ARQUEITETURA
ENGENHRIA MECATRÔNICA
JOSÉ PEDRO DOS SANTOS NETTO
ATIVIDADE DE ROBÓTICA
Salvador
2014
ATIVIDADE DE ROBÓTICA
A robotização, de uma forma geral, vem ganhando mais espaço no mercado de trabalho. E com a sua proposta do aumento da produtividade, melhoria da qualidade do produto, está arrebatando cada vez mais o setor industrial.
Tudo tem seu lado positivo e negativo, os famosos prós e contras, e o processo de robotização não escapa dessa regra. Se falarmos em questão do desemprego temos que olhar para o passado onde a substituição de trabalhadores por maquinas teve início, ou seja, na Primeira Revolução Industrial. Em que nesse período ficou evidente a deficiência da qualificação e a precariedade da mão de obra daquela época, as atividades de risco eram desempenhadas sem o menor cuidado com a segurança física dos trabalhadores, que sofriam com cargas horárias de trabalho exaustivas, além de ter a sua saúde degrada a cada dia com esforços mecânicos e repetitivos como retratado no filme de Charlie Chaplin - Tempos Modernos.
Tendo em vista esses problemas à implantação das máquinas teve seu lado positivo, pois as atividades passam a ser desempenhadas com uma maior qualidade e em menor tempo, ou seja, maior produtividade, e consequentemente maior movimento de produtos no mercado dando um retorno financeiro maior para o dono da empresa. Por outro lado os operários, que foram substituídos por essas máquinas, tem que procurar uma requalificação, ou melhor, se qualificar para poder operar, dar a manutenção adequada para essas máquinas, pois o trabalho nunca se estagnará, à medida que a tecnologia entra em cena nas indústrias, ela fecha algumas posições de trabalho, mas abre novas oportunidades para esses trabalhadores.
Outro ponto a se destacar são as atividades consideradas perigosas, de alto risco para o ser humano, que hoje em “caem por terra”, pois os