ROBÓTICA COOPERATIVA
SUMÁRIO
TOC 1 INTRODUÇÃO PAGEREF _Toc401245545 \h 3
2 ROBÓTICA COOPERATIVA PAGEREF _Toc401245546 \h 3
2.2 TIPOS DE CONTROLE DE ROBÔS DE COOPERAÇÃO PAGEREF _Toc401245547 \h 4
2.3 TIPOS DE SISTEMAS PAGEREF _Toc401245548 \h 5
2.4 VANTAGENS DO USO DE ROBÔS COOPERATIVOS PAGEREF _Toc401245549 \h 6
2.5 DESVANTAGENS DO USO DE ROBÔS COOPERATIVOS PAGEREF _Toc401245550 \h 6
1 INTRODUÇÃOAs pesquisas em Robótica vêm se desenvolvendo bastante nos últimos anos. Acompanhando este desenvolvimento, ficam evidentes as dificuldades encontradas em projetos desta área, onde é necessária a resolução de problemas, que envolvem múltiplas tarefas, por um único robô.
Devido à complexidade do processo de "raciocínio" que envolve a realização de uma tarefa específica, descobriu-se que utilizar um grupo de robôs autônomos com funções específicas e que trabalham em conjunto, tem um potencial maior para resolver estes problemas de forma eficiente. O campo que implementa esta metodologia é o da robótica cooperativa.
2 ROBÓTICA COOPERATIVAO tema Robótica Cooperativa requer a integração de conhecimentos das diversas áreas de conhecimento presentes na Automação Industrial, a exemplo de: projeto prototipagem de robôs, sensores e atuadores, modelagem dinâmica e cinemática de robôs, controle de trajetória, sistemas de visão computacional, fusão de sensores, navegação de robôs móveis, agentes autônomos, sistemas multiagentes, aprendizado por reforço, etc.
É projetado um sistema robótico, compostos de vários robôs, que trabalham de forma coletiva para resolver problemas. Os robôs são parte de um sistema multi-robô. Eles são mais simples em design e controle, e menos dispendiosos do que os sistemas com um único robô especializado multi-função. Os sistemas multi-robôs são projetados para resolver problemas em que a participação de um único robô é insuficiente ou está sendo muito caro em termos de design e de tempo.
2.2 TIPOS DE CONTROLE DE ROBÔS DE COOPERAÇÃOPode-se