Robotica
UCP – Faculdades de Ensino Superior
Turma 2009/VIII – Pitanga
Alunas: Maria Cristina de Souza Lima
Debora Mattei
Francielle
COBIT 5
Professor: Glenn W. Barbosa
Pitanga – PR
2012
Sistemas de Informação
UCP – Faculdades de Ensino Superior
Turma 2009/VIII – Pitanga
Alunas: Maria Cristina de Souza Lima
Debora Mattei
Francielle
COBIT 5
Professor: Glenn W. Barbosa
Pitanga – PR
2012
RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia de gestão da Tecnologia da Informação (TI) mais utilizada atualmente pelas empresas e analisar um estudo de caso sob a ótica desta metodologia (COBIT 5). Busca identificar as semelhanças e diferenças desta metodologia e como ela podem ajudar a aumentar o grau de controle e automação dos processos corporativos, relacionando a TI aos processos de gestão estratégica e administrativa de uma organização.
INTRODUÇÃO
É princípio básico de uma organização buscar a gerência dos seus processos internos e também a forma de comunicação destes processos com os seus fornecedores e parceiros de negócios, que podemos chamar de processos externos à organização. Isso visa identificar as interfaces entre esses processos, as responsabilidades das áreas da empresa, das pessoas e o desempenho esperado medido por indicadores e metas. Na maioria dos casos, tendo as interfaces definidas, as responsabilidades claras entre as áreas e a mensuração do desempenho, as empresas conseguem alcançar o objetivo final que é a melhoria dos serviços devido aos ganhos de rapidez e produtividade.
As empresas costumam chamar de sistema da qualidade ao conjunto de processos controlados e, muitas delas, possuem departamentos específicos, independentes, com a responsabilidade de tratar da melhoria contínua e evolução dos processos. Existem programas que atingem os vários níveis da organização, desde os processos