Robespierre vs Danton
Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (1758-1794) fora um proeminente advogado da pequena cidade de Arras. Homem de baixa estatura, saúde debilitada, mas de grande retórica e oratória; sua mente febril, o levou a galgar posições entre a política revolucionária a partir do ano de 1791, anteriormente o próprio havia sido eleito deputado para os Estados Gerais em 1789. Tornou-se membro do Clube dos Jacobinos, protestou contra a fuga do rei, pedindo a execução deste em 1791, passou a fazer parte da Comuna de Paris (1789-1795) no ano de 1792, sendo eleito deputado de Paris no mesmo ano. Devoto do pensamento de Rousseau, Robespierre defendia a ideia da "vontade geral", assim como predizia, Rousseau. Fora contra a declaração de guerra a Áustria, e instigava o controle interno da nação, a qual era ameaçada por conspirações. As medidas tomadas por Robespierre com a República Jacobina em 1792, mudariam significativamente o rumo da revolução pelos dois anos seguintes.
"A soberania é indivisível pela mesma razão porque é inalienável, pois a vontade ou é geral, ou não o é; ou é a do corpo do povo, ou somente de uma parte". (ROUSSEAU, 2009, p. 43).
"Há comumente muita diferença entre a vontade de todos e a vontade geral. Esta se prende somente ao interesse comum; a outra, ao interesse privado e não passa de uma soma das vontades particulares". (ROUSSEAU, 2009, p. 45).
Os Cordeliers era outro grupo revolucionário desta época, eram tidos como moderados, assim como os girondinos, todavia alguns de seus membros beiravam o extremismo, como fora o caso de Marat. Essencialmente o nome do grupo tem sua origem ligada ao Convento Franciscano dos Cordeliers de Paris, o qual passou a ser a sede do Clube dos Cordeliers. A palavracordeliers vem do fato de que os monges franciscanos utilizavam cordas ao redor da cintura para segurar suas vestes.
Sede do Clube dos Cordeliers, no Convento Franciscano dos Cordeliers em Paris.
Os