Roberto
Por o aluno a saber em torno dos argumentos falaciosos..
ARGUMENTOS FALACIOSOS
Todo mundo sabe o que é uma mentira. Feita de uma pessoa para outra, ou para muitas outras, é uma afirmação cujos fatos enunciados não correspondem à verdade.
Mentiras são maneiras de evitar uma possível punição ou de encobrir uma situação ridícula; pode ser também uma estratégia para não comprometer outras pessoas injustamente. Afinal, ninguém gosta de ser, ou merece ser, vítima de mentiras no que elas têm de condenável porque escondem a verdade. Por exemplo, houve uma época no Brasil, quando todos sabiam que se o governo federal anunciasse que não ia fazer alguma coisa, como criar um novo imposto, baixar uma nova lei de emergência, isso infalivelmente seria feito, e dentro de pouco tempo.
A vítima de uma mentira sempre está em desvantagem porque não sabe a verdade, não tem a informação correcta para tomar uma decisão acertada, podendo ainda se sentir em dúvida, num cepticismo perturbador, até que a verdade se imponha. A vítima de uma mentira age sob a influência de um ardil verbal. Acredita naquilo que supõe ser verdadeiro quando não o é. Podemos ser vitimados também por um outro tipo de desvio de pensamento, que é tão perigoso e enganador quanto a mentira: a falácia.
Enquanto a mentira é uma informação falsa, uma falácia é um argumento falso, ou uma falha num argumento, ou ainda, um argumento mal direccionado ou conduzido. A origem da palavra "falaz" remete à ideia do deceptivo, do fraudulento, do