Roberto Alves Portugues Aula Bonus Pontua O 31
Prof. Roberto Alves 1. (CESGRANRIO/BNDES) De acordo com as regras de pontuação da Língua Portuguesa, um dos empregos da vírgula é a separação do adjunto adverbial antecipado na estrutura da oração. O trecho que exemplifica esse tipo de uso é:
(A) “É natural que isso aconteça, quando mais não seja porque as certezas nos dão segurança e tranquilidade.” (ℓ. 5‐7)
(B) “Com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, aquelas certezas inquestionáveis passaram a segundo plano,” (ℓ. 18‐20)
(C) “Questioná‐los, reavaliá‐los, negá‐los, propor mudanças às vezes radicais tornou‐se frequente e inevitável.” (ℓ. 21‐23)
(D) “essas mudanças não se deram do dia para a noite, nem tampouco se impuseram à maioria da sociedade.”
(ℓ. 27‐29)
(E) “Ocorre, porém, que essa certeza pode induzir a outros erros: o de achar que quem defende determinados valores estabelecidos está indiscutivelmente errado. (ℓ. 45‐48) 2. (CESGRANRIO/DECEA) No Texto I, a(s) vírgula(s) está(ão) empregada(s) para isolar o vocativo no seguinte trecho:
(A) “O encontro, no velho aeroporto,” (ℓ. 5)
(B) “saúdam‐se, abraçam‐se, trocam cumprimentos” (ℓ. 7‐8)
(C) “Repousam lembranças, por nós embaladas” (ℓ. 11‐12)
(D) “‘Algo para beber, senhora?’” (ℓ. 17)
(E) “evocando os tempos heroicos da aviação, todas se lançarão de paraquedas” (ℓ. 19‐20) 3. (CESGRANRIO/PETROBRAS)
No trecho “o que é muito saudável para o crescimento pessoal de cada um, seja homem, seja mulher, jovem ou adulto, solteiro, casado ou viúvo” (_. 23‐25), as vírgulas são empregadas para separar elementos de uma enumeração, assim como em: (A) A liberdade de escolha do indivíduo, o divórcio, o individualismo crescente, as novas configurações familiares vêm gerando novos ideais.
(B) Apesar da proximidade de parentes e dos amigos, às vezes, a falta de convivência pode se tornar um problema. (C) De acordo com os