Robert pindyck & daniel rubinfeld ecercícios microeconomia
898 palavras
4 páginas
MICROECONOMIADaanyaal Sidat
1- R: O preço do sorvete aumentaria pois o clima quente causa um deslocamento da curva da deamanda para a direita, gerando assim num curto prazo, um excesso de demanda ao preço actual do sorvete. Os consumidores irão competir entre si pelo sorvete fazendo com que o preço aumente. O preço do sorvete aumentará até que a quantidade demandada e a quantidade ofertada sejam iguais. 2- a)
Preço D2 S
P2
D1
P1
b)
Preço
Q1
Q2
Quantidade da manteiga
S2 S1
P2
P1
D Q2 Q1 Quantidade da manteiga
c)
Preço
S
P1 P2
D2 Q2 Q1
D1 Quantidade da manteiga
3- R: A elasticidade da demanda é a variação percentual na quantidade demandada dividida pela variação percentual no preço. Então: Dados Aumento no preço de sucrilhos = 3% Redução em sua quantidade demandada = -6% Resoluçao
é elástica.
-6 = -2 que é maior que -1,0 , então, a curva da demanda de sucrilhos 3
4- R: A curva da oferta é a relação entre os preços de mercado e as quantidades de bens que os produtores estão dispostos a oferecer. É uma relação crescente do preço, pois quanto mais elevado for o preço maior a quantidade oferecida. Se houver uma subida dos custos de produção do bem, a sua oferta desloca-se para cima e para a esquerda, elevando o preço e descendo a quantidade de equilíbrio. Numa situação de progresso técnico aumenta a quantidade oferecida para todos os níveis de preço, pois com a mesma quantidade de inputs os produtores passam a obter uma maior quantidade de outputs e por isso desejam vender mais. Assim a oferta desloca-se para a direita e para baixo, descendo o preço e aumentando a quantidade de equilíbrio. É no entanto necessário distinguir os seguintes casos: - Movimento sobre a curva da oferta: variação da quantidade oferecida face à variação do preço, permanecendo tudo o resto constante. - Deslocamento da oferta: variação da oferta face à variação de factores diferentes do preço.
5- R: A elasticidade da oferta