Ritos de passagem Nacirema
ANTROPOLOGIA CULTURAL
RITOS CORPORAIS ENTRE OS NACIREMA:
ÁNALISE EVOLUCIONISTA, DIFUSIONISTA E FUNCIONALISTA
/
SÃO GONÇALO
2012
Hellen Sales Lameiras
Ritos corporais entre os Nacirema: Analise Evolucionista, Difusionista e Funcionalista
Trabalho apresentado ao curso de História da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO à disciplina Antropologia Cultural, como avaliação do 3º período.
São Gonçalo
2012
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma analise do texto “Ritos corporais entre os Nacirema” de Horace Miner em três visões teóricas. O Evolucionismo social, Difusionismo e Funcionalismo.
Diante dessas três correntes teóricas, será feita uma comparação, analisando os ritos e práticas, do respectivo povo em relação a nossa sociedade.
EVOLUCIONISMO SOCIAL
A Escola Evolucionista foi a primeira visão teórica a discutir o problema da diversidade cultural. Nascida no final do séc. XIX e inicio do XX, sobre os efeitos gerados pelo processo de expansão colonial, em um momento em que se intensifica a influencia e dominação das nações europeias sobre o resto do mundo. Diante da expansão de novos mercados, houve uma transformação desses povos (indíos,africanos,etc.)considerados “estranhos”, em consumidores efetivos, assim ocorrendo uma troca de culturas.
A esse processo histórico, surge a crença na unidade biológica da espécie humana, considerando-se que a humanidade é oriunda de outras formas de vida, num processo de evolução, que levou ao atual estágio de complexidade.
Baseando-se nesta teoria, os Nacirema estariam ainda em estágio de evolução comparada à sociedade europeia que já passaram pelo processo de evolução, chegando ao que seria o ultimo estagio, o de civilização, apesar de todos os costumes e instituições humanas tenha uma origem em comum.
Trata-se de uma sociedade com baixo