RITO DO CASAMENTO SEM MISSA
COM.: Sejam todos bem-vindos para esta celebração do testemunho e da confirmação do amor. Amar é experimentar a plenitude do bem, misturada a um êxtase divino e humano. Amar é sentir que a terra e o céu formam um paraíso sem contradições. É acreditar que o sonho não é utopia distante, mas expressão da verdade concreta que geramos no ventre da esperança. O amor não tem barreiras, invade qualquer limite humano para se manifestar. Estamos aqui para testemunhar que o amor é presente; é Deus se manifestando de forma humana e concreta. O amor é mistério que se revela. É força que se rende, é luz que reflete. Hoje celebramos o amor em forma de entrega, doação, ternura e graça. Celebramos, na fé, o amor de N. e N.
Entrada dos pais e padrinhos
Entrada do Noivo
Entrada dos Pajes e floristas
Obs.: enquanto eles entram, canta-se um canto. Caso necessite canta-se dois. Porém deve-se ter prudência e lembre-se o canto tem uma finalidade litúrgica.
Entrada da noiva.
Obs.: toca-se a marcha nupcial.
ACOLHIDA
PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
AS.: Amém!
PR.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco!
AS.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
PR.: N. e N., a Igreja participa da vossa alegria e vos recebe de coração, assim como a vossos pais, parentes e amigos, neste dia em que, diante de Deus, nosso Pai, ireis firmar entre vós uma aliança para toda a vida. Que o Senhor vos ouça neste dia de tanta felicidade e vos mande o auxílio celeste, conservando-vos assim por muito tempo; que ele vos conceda muitas graças, segundo o vosso coração, e realize todas as vossas aspirações.
AS.:Amém!
OREMOS(pausa): Ó Deus, que desde o princípio santificastes misteriosamente a união conjugal para prefigurar no casamento o mistério do Cristo e da Igreja, dai a N. e N. realizar em sua vida este grande sacramento. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,