Ritmo e moviento
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA- ICSEZ
LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
IANA FREITAS MORAES
RITMO E MOVIMENTO
O PODER OCULTO DA MÚSICA
Parintins
2010
IANA FREITAS MORAES
RITMO E MOVIMENTO Resumo apresentado com intuito de obtenção de nota parcial na disciplina Ritmo e Movimento sob orientação da Prof. Michelli Laureano.
O PODER OCULTO DA MÚSICA
Parintins
2010
SUMÁRIO
1. RESUMO 3 2. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 5
RESUMO
A música sob determinado ângulo de visão é tida como força que interessa a quem a ouve, em forma de energia literal, e não apenas como mero entretenimento ou arte abstrata. Uma vez em seu campo audível e capaz de percebê-lo, estamos sujeitos a sofrer sua influência, capaz de atuar constantemente sobre nós das mais diversas formas, sendo psicologicamente ou mesmo fisicamente, podendo ess a influência ser benéfica ou maléfica. Podendo a música estar diretamente relacionada com o perfil humano de quem a origina, assim acreditava o Imperador Chinês “Shum”, o qual era partidário da idéia de que a musicalidade de um povo era capaz de definir de maneira clara o seu próprio estilo de vida. Desde a antiguidade destacava-se no vigoroso efeito da música, não só fisicamente, mas também de um modo psicológico ao ponto de ser formadora de caráter, como citado no exemplo da passagem bíblica das “Muralhas Jericó”, que sob o poder de notas musicais vieram a ruir.
Ao ouvido de quem permite, a música torna-se algo diferente e único, alguma coisa, mas ainda sim, uma energia definida. Sendo que, tal entendimento ou concepção musical, não é privilégio de todos, mas apenas daqueles dotados de tal talento ou empenhados em tornar-se sensível a essa arte capaz de tocar, interpretar e expressar de maneira ímpar a alma humana, sendo