RIT Relatório Impacto de Transito
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Arquitetura e Urbanismo
Profª. Denise Schuler
Alunos: Sacha Aquino e Antônio Marcos Sato
Relatório de Impacto de Tráfego e Sistema Viário – RIT
1. Conceito do instrumento – o que é o instrumento, qual a sua função no planejamento da cidade (para que finalidade ele serve)
1.1. Do que se trata?
Relatório de Impacto de Trânsito (RIT): é o documento contendo a descrição do projeto arquitetônico da obra a ser aprovado e os estudos técnicos que permitam a identificação de impactos no trânsito e/ou na geometria viária, decorrentes da implantação e funcionamento do empreendimento, apresentando as medidas mitigadoras correspondentes.
1.2. Qual é o objetivo maior?
O Relatório de Impacto no Trânsito – RIT tem por objetivo fornecer as informações técnicas sobre o empreendimento, em fase de licenciamento, constituindo-se no referencial que permita aos órgãos envolvidos no processo, tomar conhecimento, analisar, avaliar a amplitude dos impactos decorrentes da implantação de empreendimento que possa tornar-se Polo Gerador de Trafego.
1.3. Quais são as definições?
Impacto no trânsito: é a alteração nas condições, presente e futura, de utilização da via/rodovia causada por interferências externas ou por mudanças no uso e ocupação do solo, que represente prejuízo às funções de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga.
Polo Atrativo de Trânsito: constituído por edificação ou edificações cujo porte e oferta de bens ou serviços geram interferências no tráfego do entorno e grande demanda por vagas em estacionamentos ou em garagens; o mesmo que Polo Gerador de Tráfego (PGT), “Polo Gerador de Trânsito” e “Polo Atrativo de Viagens”.
Laudo de Conformidade: é o documento expedido pelo DER/DF e/ou pelo Detran/DF, após vistoria à obra, atestando que as