Riscos
São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho, que em função da natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
Agentes físicos
Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruído, vibração, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não–ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
Agentes químicos
Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, na foram de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Agentes biológicos
Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Agentes ergonômicos
Consideram-se agentes ergonômicos os agentes causadores de doenças que se caracterizam por atitudes e hábitos profissionais prejudiciais à saúde, os quais podem se refletir no esqueleto e órgãos do corpo.
Agentes mecânicos
Consideram-se agentes mecânicos os agentes responsáveis por uma série de lesões nos trabalhadores, como cortes, fraturas, escoriações, queimaduras, etc.
AGENTES FÍSICOS
AGENTE
CARACTERÍTICAS
C ONSEQUÊNCIAS
RUÍDO
Som indesejável produzido por máquinas, equipamentos ou processos.
Distúrbios gastrointestinais, irritabilidade, vertigens, nervosismo, aceleração do pulso, aumento da pressão arterial, contração dos vasos sanguíneos e musculares, perda auditiva e surdez.
VIBRAÇÃO
Oscilações, tremores, balanços, movimentos vibratórios e trepidações produzidas por máquinas e equipamentos.
Alterações musculares e ósseas, problemas em articulações, distúrbios na coordenação motora, diminuição do tato.
CALOR
Alta