Riscos e impactos ambientais na área de expanção urbana
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Introdução à Gestão Ambiental.
Professores: Willian Luiz da Cunha, Thiago Augusto Domingues, Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro, Kênia Zenatti.
Contagem/MG
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 3
2 DESENVOLVIMENTO .................................................................................... 4
3 CONCLUSÃO ................................................................................................. 6
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................. 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da engenharia ambiental dentro dos grandes centros urbanos, que hoje, têm mudado as características da ocupação e uso do solo, principalmente nas áreas de expansão.
Para responder à demanda crescente, além da necessidade de se trabalhar com coeficientes de aproveitamento do solo cada vez maiores, as edificações têm ganhado em altura e em profundidade de subsolo. Os aspectos são quase que naturais, pois respondem à fuga do homem do campo e ao próprio crescimento populacional, principalmente nos países pobres, onde o transporte público urbano é precário, à demanda cada vez maior de espaço para a moradias e guarda de veículos.
Com a atual dinâmica dada à expansão urbana, vários problemas ambientais começam a surgir.
Mudanças são necessárias e a engenharia é fundamental neste processo. Isso levanta alguns problemas para reflexão, contextualizando a responsabilidade das pessoas físicas e jurídicas que militam na engenharia.
Quanto maior a cidade, maiores serão os impactos ambientais, decorrentes do processo de urbanização acelerado sem nenhuma infra-estrutura, ao manejo e ocupação