RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA AREA DE EXPANSAO URBANA
GESTÃO AMBIENTAL
SÔNIA ALVELINA DIAS NUNES
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA AREA DE EXPANSAO URBANA
Mato Verde
2012
SONIA aLVELINA DIAS NUNES
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA AREA DE EXPANSAO URBANA
Trabalho apresentado ao Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Mato Verde
2012
1 - INTRODUÇÃO
A urbanização desenfreada por que passaram as cidades brasileiras nos últimos 50 anos, resultante, em boa parte do êxodo rural, desenhou o perfil da nossa população urbana atual. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2004), o Brasil ultrapassou a marca de 80% de pessoas que residem em áreas urbanas.
Assim, o crescimento desordenado das cidades e a ocupação irregular de algumas áreas, ocasionam uma série de impactos ambientais devido ao desmatamento de matas nativas e ciliares, agravando processos de assoreamento dos leitos dos rios e córregos internos à malha urbana e poluição por esgoto e lixo doméstico. Nesse cenário, este estudo objetiva realizar uma analise dos impactos ambientais pelos quais as cidade vem passando em função da expansão inadequada de áreas urbanas.
2- DENSENVOLVIMENTO
2.1- Impactos ambientais em áreas urbanas
A grandeza dos problemas ambientais tem aumentado de maneira crescente no cenário urbano brasileiro. Nessa perspectiva, a maneira como os problemas ambientais tem sido tratada vem propiciando um descontrole em alguns setores estratégicos para a garantia da qualidade de vida, como o aumento desmesurado de enchentes, dificuldades na gestão dos resíduos sólidos e interferência crescente do despejo inadequado de resíduos sólidos, impactos cada vez maiores da poluição do ar na saúde da população e contínua degradação dos recursos hídricos.
Nesse sentido, para Castells (1984), “a urbanização é a forma espacial de organização social em constante mutação, expressa pelas modificações do meio