Riscos, técnicas de identificação e mitigação.
Esse termo risco é muito utilizado nas áreas de administração, economia, gerencia de projeto e em todas elas é a designação do resultado de uma combinação entre a probabilidade da ocorrência de um determinado evento, aleatório, futuro e que independa da vontade humana juntamente com o impacto resultante caso ocorra.
Esse conceito nas áreas de projeto pode ser mais especifico ao se classificar o risco como uma probabilidade de ocorrência de um determinado evento que se contrapõe ao alcance do objetivo e que normalmente que gere prejuízo.
O simples fato de uma atividade existir abre a possibilidade da ocorrência de eventos ou combinação deles, cujas consequências constituem oportunidades para obter vantagens ou então ameaças ao sucesso ou objetivo.
Análise de Riscos
A Análise de Riscos é o processo pelo qual são relacionados os eventos, os impactos e avaliadas a probabilidade destes acontecerem.
Como orientação da confecção de uma análise de riscos, temos os seguintes passos e cuidados:
1 – Construir a Matriz de Impacto
A Matriz de Impacto é uma matriz envolve um conjunto de itens que influenciam no dimensionamento do impacto no caso de ocorrência de uma determinada ameaça sendo então relacionados abaixo: * Determinar os elementos críticos do negócio que poderão ser afetados por falhas e erros no processo; * Levantar as ameaças / eventos decorrentes da execução dos passos do processo de negócio, que podem afetar ou causar um determinado impacto sobre algum elemento crítico do negócio relacionado; * Definir o impacto para o negócio no caso de ocorrência das ameaças / eventos relacionadas.
2 – Construir a Matriz de Probabilidade
Esta matriz envolve alguns aspectos que influenciam na probabilidade de ocorrência de uma determinada ameaça / evento, sendo, então, relacionados abaixo: * Levantar os controles ou proteções existentes que poderiam prevenir ou minimizar a ocorrência das ameaças /