Riscos Psicossosiais
RELACIONADOS COM A
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
DE TRABALHO
Disciplina: Organização do Trabalho
Formadora: Catarina Pereira
Formanda: Iolanda Dâmaso
TEMPO DE TRABALHO
O tempo de trabalho é qualquer período durante o qual o trabalhador está a desempenhar a sua atividade ou se encontra à disposição da entidade patronal.
O tempo de trabalho está assim associado a um horário de trabalho. GESTÃO DE TEMPO
Para uma boa gestão de tempo no seu trabalho, aprenda a:
1. Saber dizer Não;
2. Saber delegar funções;
3. Planear as suas atividades numa agenda e consultar sempre a agenda andes de agendar algo novo;
4. Tomar consciência dos seus limites.
5. Estabelecer Prioridades.
RI SCOS PSI COSSOCI AI S
Duração e distribuição do horário de trabalho: Impossibilidade de recuperação física e mental do organismo humano, decorrente da realização de um trabalho continuo e excessivo (superior a 8H)
Soluções:
Fazer pausas, de 2 em 2h, nem que sejam de apenas 10m, já e suficiente para iniciar o seu trabalho com um novo animo.
RISCOS PSICOSSOCIAIS
Horário por turnos: As mudanças de horário provocam uma série de consequências relacionadas com a redução da atividade mental e da capacidade de atenção/ reação, e com o equilíbrio nervoso e a fadiga, juntamente com alterações do sono, repercutindo-se a nível familiar e social. Soluções: Aproveite os momentos em que não está a trabalhar para descansar, sair com a família e relaxar. Não se isole.
RISCOS PSICOSSOCIAIS
Descansos e pausas: A distribuição das pausas está relacionada com o tipo de horário, a possibilidade de flexibilidade do mesmo e, sobretudo, com o tipo de tarefa realizada. Na organização do período de trabalho, deve-se promover a realização de intervalos para descanso, de duração não inferior a uma hora nem superior a duas, de modo que o trabalhador não preste mais de cinco horas de trabalho consecutivo. CONCLUSÃO
Para concluir podemos que